auditoria
Segundo Attie (1998, p. 25) “A auditoria é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado.” Ou seja, a auditoria está preocupada com o registro das informações, análises e relatórios.
A finalidade da auditoria é comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficiência e eficácia da gestão das unidades da administração direta ou indireta nas organizações.
Imoniana (2001) diz que a necessidade de avaliar as demonstrações financeiras fez com que a auditoria cresce-se.
Os principais fatores que incentivaram o desenvolvimento da auditoria no Brasil foram: filiais de empresas estrangeiras, exigência de entidades internacionais de financiamentos, o crescimento das empresas brasileiras, a evolução do mercado de capitais, entre outros.
Nos últimos anos, as organizações vêm expandindo o seu porte, motivo esse que fez o auditor ampliar o seu campo de atuação, prestando também assessoria às empresas para que erros futuros pudessem ser evitados.
O Comitê de Procedimentos de Auditoria do Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados, afirma que:
O controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotados pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de deus dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração.
Essa definição engloba a proteção dos bens da empresa, as informações contábeis que são grande importância na tomada de decisões, o estímulo operacional, da obediência e respeito às políticas internas da empresa.
O controle interno tem também como função,