Auditoria
- Auditoria Interna
- Auditoria Externa (Independente)
- Auditoria Institucional
Auditoria Interna (NBC T.12)
I) OBJETIVO: Constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade.
II) PROCEDIMENTOS: Os procedimentos de auditoria interna são os exames, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter provas suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações.
III) PLANEJAMENTO Deve considerar todos os fatores relevantes na execução dos trabalhos.
1) Conhecimento detalhado dos sistemas contábil e de controles internos da Entidade e seu grau de confiabilidade;
2) Natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos;
3) Existência de Entidades associadas, filiais e partes relacionadas;
4) Ciclo Operacional da Entidade relacionados com volume de transações e operações;
5) Conhecimento das atividades operacionais da Entidade;
6) Conhecimento da execução orçamentária.
IV) CONCLUSÃO Obtenção de relatório de Controles.
– O relatório deve ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar claramente os resultados dos trabalhos realizados. É confidencial e deve ser apresentado ao superior imediato ou pessoa autorizada que o tenha solicitado.
V) COMPETÊNCIA TÉCNICA: (NBC P.3) - Contador com CRC - Autonomia Profissional, Responsabilidade; - Vinculo com a entidade auditada.
Auditoria Externa (Independente) (NBC T.11)
I) OBJETIVO: Constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a missão do parecer sobre a adequação com que estes representam a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações as mutações do patrimônio liquido e as origens e aplicações de recursos da entidade auditadas em conformidade com as normas brasileiras de