Auditoria
Sociedade Nilza Cordeiro Herdy Ed. Cult. S/S Ltda
Escola Social de Ciências Aplicadas
Curso de Ciências Contábeis –6º período
Trabalho de Auditoria
1º Instrumento da 1ª Avaliação
Professor: Tancredo Lasagno
Aluna: Odisseia Santana de França – matrícula 2107042
A importância da Auditoria para as Organizações
A auditoria exerce um papel relevante nas organizações, amparando a gestão, examinando com exatidão todas as demonstrações contábeis, os registros administrativos, descobrindo seus pontos fracos e fortes, ajudando a empresa a alcançar os seus objetivos. A auditoria é necessária tanto para empresa pública como a privada. Há dois tipos de auditores, o interno e o externo. O interno é funcionário da empresa e o externo é um auditor independente. Sendo o primeiro responsável por auxiliar os gestores no desempenho de suas funções, fornecendo suporte para tomada de decisão e o segundo responsável por averiguar a veracidade dos fatos e dar o seu parecer dentro das normas brasileiras de contabilidade e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
A auditoria funciona como uma consultoria que atende às necessidades dos sócios, dos acionistas, a até mesmos dos funcionários, a fim de que a empresa evolua e cumpra as normas legais que a regulam.
O trabalho do auditor é fundamental, pois é através dele que a empresa elimina os riscos de fraudes, garante a efetividade dos controles organizacionais, e controla o que está sendo feito em cada segmento da empresa, mantendo uma boa postura perante o Estado e a própria organização.
É necessário que o auditor trabalhe em equipe, auditando o sistema e não as pessoas, concentrando-se nos processos e não nos documentos e focando mais nos resultados e menos nos registros.
“ O auditor precisa ser imparcial e minucioso para esclarecer todos os pontos." Autor desconhecido .