AUDITORIA
Disciplina: Auditoria Contábil I
Ciências Contábeis – 7º semestre
Profº: Roziney Rodrigues Peixoto
AUDITORIA INTERNA
Constitui o conjunto de procedimentos que tem por objetivo examinar e intregridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade.
A auditoria interna é uma atividade de avaliação independente dentro da empresa, que se destina a revisar as operações, como um serviço prestado à administração. Auditoria interna é um controle gerencial que funciona por meio de medição e avaliação da eficiência e eficácia de outros controles. Deve ser entendida como uma atividade de assessoramento à administração quanto ao desempenho das atribuições definidas para cada área, mediante as diretrizes políticas e objetivos previamente determinados pela empresa.
A auditoria interna auxilia a organização a alcançar seus objetivos por meio de uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gestão e risco, controle e governança corporativa. Desta forma, ela deve estar diretamente subordinada ao conselho de administração, ou na falta deste, á diretoria da instituição, e fornecer informações periódicas principalmente no que tange:
À aplicabilidade e adequação de controles internos, financeiros e operacionais; revisando e avaliando a correção, adequando e aplicando os controles contábeis, financeiros e outros de natureza operacional, propiciando controles eficazes a um custo razoável;
À extensão do cumprimento das diretrizes, planos e procedimentos, determinando o grau de atendimento;
À salvaguarda dos ativos quando à escrituração, guarda e perdas de todas as espécies, determinando o grau de controle dos ativos da empresa quanto à proteção contra perdas de qualquer tipo;
À avaliação da qualidade e desempenho e fidelidade dos dados administrados