auditoria
1) Qual o conceito de coligada e controlada?
Coligada é a entidade sobre a qual o investidor tem influência significativa.
2) Como devemos avaliar os investimentos?
Pelo (MEP) Método de Equivalência Patrimonial e pelo (MCH) Método do Custo Histórico.
3) Como determinamos que o investimento deve ser avaliado pelo MEP? A partir do momento de que a entidade tem influência significativa.
4) Explique resumidamente e com exemplo ágio e deságio. Ágio: ganho futuro, compra no valor maior de que o mercado. Exemplo: Ao comprar um automóvel, cujo seu valor à vista seja 15 mil reais, mas com o financiamento ele saia por 17 mil. Nesse exemplo, a diferença de 2 mil reais é considerada como o ágio da operação. Deságio: compra no valor abaixo do mercado. Exemplo: duplicatas descontadas por bancos sofrem deságio pelo adiantamento de valores.
5) Em relação aos investimentos quando aplicamos o teste de recuperabilidade?
Impairment é o instrumento utilizado para adequar o ativo a sua real capacidade de retorno econômico. O impairment é aplicado em ativos fixos (ativo imobilizado), ativos de vida útil indefinida (goodwill), ativos disponíveis para venda, investimentos em operações descontinuadas (SILVA ET al., 2006, p.1).
6) Quais as informações devemos divulgar os investimentos.
A entidade deve divulgar:
(a) o valor justo dos investimentos em coligadas e controladas para os quais existam cotações de preço divulgadas;
(b) informações financeiras resumidas das coligadas e controladas, incluindo os valores totais de ativos, passivos, receitas e do lucro ou prejuízo do período;
(c) as razões pelas quais foi desprezada a premissa de não existência de influência significativa, se o investidor tem, direta ou indiretamente por meio de suas controladas, menos de vinte por cento do poder de voto da investida (incluindo o poder de voto potencial), mas conclui