Auditoria
IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA
INTRODUÇÃO
Auditoria - do latim audire, que significa ouvir.
Existem provas arqueológicas de inspeções e verificações de registros realizados entre a família real de Urukagine e o templo sacerdotal Sumeriano e que datam de mais de 4.500 anos antes de Cristo.
Seu surgimento se deu em função da evolução do mundo capitalista, principalmente pela transformação das empresas familiares em empresas corporativas. O crescimento e a modernização tecnológica, aliados ao processo de abertura de capital para investidores interessados em oportunizar seus investimentos, foram fatores que contribuíram para que as demonstrações financeiras passassem a ter maior importância, para tomada de decisões dos investimentos aplicado.
A auditoria tem por finalidade examinar cientificamente de uma forma sistemática dos livros, contas, comprovantes e outros registros financeiros de uma companhia, com propósito de determinar a integridade do sistema de controle interno contábil das demonstrações financeiras.
A auditoria está cada dia mais centralizada em orientar as tomadas de decisão para melhor eficiência e eficaz da empresa nos procedimentos adotados em lançamentos de fatos contábeis do que para penalizar o erro ocorrido pela mesma por falta de conhecimento. A auditoria preocupa-se em também com a manutenção desses sistemas financeiros para melhor adequar às normas da Lei em vigor, minimizado sugestões para eventuais desvios de incompatibilidade com a legislação.
NORMAS DE AUDITORIA
Para a realização de uma auditoria, existem as Normas de Auditoria definidas pela Resolução CFC Nº 1.203/09 que aprova a NBC TA 200 – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria. A Auditoria Externa consiste no exame das demonstrações financeiras de uma empresa com a finalidade de emitir um relatório quanto à situação patrimonial, financeira e o resultado das