Auditoria
1 Introdução
A auditoria é um ramo de atuação do profissional contábil, que exige dedicação, conhecimento, especialização, sigilo e cuidado com os pareceres apresentados.
O objetivo deste trabalho é de demonstrar uma breve análise sobre a profissão do auditor, quais órgãos regulamentam esta profissão, modalidades de auditor e o crescimento no mercado de trabalho que esta profissão está enfrentando.
2 Conceito de Auditoria.
Auditoria é uma área de atuação do profissional contábil que visa comprovar a veracidade do controle patrimonial por meio de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações, internas e externas com o objetivo de expressar uma opinião sobre as informações contidas nas demonstrações contábeis.
Existem alguns exames que são aplicados pelos auditores e que para serem aplicados devem ser obedecidas as normas de auditoria específicas.
Para obter elementos de convicção de que foram obedecidos os princípios e normas de contabilidade e de que as demonstrações contábeis refletem a verdade os auditores poderão incluir novos procedimentos se acharem necessários.
3 Surgimento da Auditoria.
A auditoria surgiu com o aparecimento das grandes empresas e da necessidade de confirmação das informações contidas nos balanços patrimoniais com o interesse por parte dos investidores, proprietários e também do fisco. Sua origem foi na Inglaterra pois foi o primeiro país a possuir grandes empresas e aplicar o imposto de renda com base nos lucros obtidos.
A confirmação das informações contidas nos balanços, o cumprimento correto das metas e a aplicação do capital investido de forma lícita foram alguns itens que exigiram a opinião de alguém que não estivesse ligado diretamente aos negócios da empresa e que confirmasse que as informações ali contidas fossem verdadeiras.
Ainda que existam indícios de que a auditoria existe desde o século XIV, Attie (2009, p. 8) demonstra os dados históricos da auditoria: Datas