Auditoria
É o levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade.
2. Quais empresas são obrigadas a terem suas demonstrações contábeis auditadas?
Empresas que Possuírem capital aberto, faturam mais que 300 milhões ao ano ou com ativos superiores a 240 milhões.
3. Qual é o principal objetivo de auditoria?
Expressar uma opinião sobre as demonstrações financeiras, assegurando que elas estão representadas adequadamente de acordo com os princípios fundamentais da contabilidade.
4. Quais as fases do processo de auditoria?
Levantamento de condições de rotina administrativa financeira e contábil; planejamento da auditoria; obtenção das provas; relatório de auditoria.
5. O que é auditoria operacional ou de gestão?
É a análise e a avaliação do desempenho de uma organização em partes ou em todos os processos, com objetivo de aprimorar os processos empresariais.
6. O que é auditoria de Compliance?
É a auditoria que verifica se a empresa está em conformidade com as leis, regulamentos e princípios corporativos, atuando mais na fase de definições ou estabelecimento de normas, divulgação e treinamento e no acompanhamento das transações no dia a dia.
7. O que é a auditoria interna?
É o conjunto de procedimentos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade.
8. Quais as diferenças entre a auditoria interna e a externa?
Auditoria Interna: O auditor interno é funcionário da empresa, são feitos exame dos controles operacionais; promove melhorias nos controles operacionais; recomendações são feitas; a responsabilidade do auditor é trabalhista e o trabalho é contínuo.
Auditoria Externa: o auditor é independente na empresa em que está auditando; executa exame das demonstrações financeiras; opina sobre as informações financeiras; Dá o seu parecer