Auditoria
Assunto:
AUDITORIA DOS ATIVOS
Autor:
PROFª CÉLIA APARECIDA GODOY
AUDITORIA DOS ATIVOS
1 - AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES
1.1- OBJETIVO.
A auditoria do disponível tem a finalidade de:
a) – Determinar sua existência, que poderá estar na companhia, em bancos o com terceiros;
b) – Determinar se é pertencente à Companhia;
c) – Determinar se foram utilizados os princípios de contabilidade geralmente aceitos, em bases uniformes;
d) – Determinar a existência de restrições de uso ou de vinculações em garantia; e
e) – determinar se está corretamente classificado nas Demonstrações Financeiras e se as divulgações cabíveis foram expostas por notas explicativas.
1.1.1– ORIENTAÇÃO.
O exame de auditoria efetuado na área do disponível tem por finalidade atingir objetivos previamente determinados. Definido isso, o programa de auditoria deve ser considerado para evitar trabalhos desnecessários ou enfoque incorreto. Entretanto, o auditor deve Ter a mente aberta para não se guiar cegamente pelo programa, e não deixar de observar fatos importantes não previstos no programa original inclusive valores e transações ora compatíveis com as operações da empresa. Caso isto ocorra, o programa deve ser modificado para atingir os itens não programados originalmente. A seleção e a data de aplicação dos procedimentos de auditoria devem estar definidas com base na eficiência dos controles e na materialidade envolvida.
Quando os controles internos sobre o disponível forem considerados adequados, os exames de auditoria podem ser realizados em data anterior à do encerramento das Demonstrações Financeiras, executando procedimentos alternativos entre a data auditada e a de final de ano, para certificar-se da veracidade do saldo final.
No caso de os controles internos serem considerados deficientes, é preferível que os exames de