Auditoria
Objetivos e procedimentos gerais do Ativo
Os objetivos de uma auditoria em uma entidade são variados, podendo ser nos itens de caixa e bancos, estoques, investimentos, etc. Porém, para a elaboração da auditoria são seguidos objetivos gerais, que geralmente se repetem nos diversos itens do ativo. Os objetivos gerais são Existência,
Avaliação, Autorização, Propriedade, Restrições, Exatidão de Valores, Utilidade e Apresentação nas demonstrações. Todos estes objetivos e seus procedimentos serão explicados posteriormente.
Existência
Esse objetivo visa verificar a existência do ativo. E o procedimento é o exame pessoal do auditor, quando o objeto de verificação é um ativo tangível.
A confirmação da existência do bem pode ser uma simples observação, ou uma análise de documentos. Porém em certos casos são necessárias evidências qualitativas, ou seja, um procedimento especial, como por exemplo, uma análise de um especialista.
Avaliação
A avaliação de ativos muitas vezes é o objetivo da auditoria. Alguns ativos que geralmente são avaliados são os estoques, contas a receber e investimentos. Os procedimentos para provar o valor dos bens são: (a) consulta às listas de cotações de mercado no caso de investimentos. (b) exame das listas de preços, catálogos e outros dados correntes sobre custos, para estoques. (c) classificação por vencimento e confirmação. (c) avaliação por elemento independente.
5
Autorização
É necessário garantir que os ativos de uma empresa foram adquiridos dom autorização. Essa autorização tem de ser expressa em termos gerais. Por exemplo, a política da empresa determina que somente deva haver reposição de estoque mediante pedido do departamento de produção, após concorrência para avaliação de preços. Portanto o auditor deve examinar os manuais de procedimentos da empresa para se certificar destas possíveis autorizações específicas. Propriedade
O auditor precisa determinar a posse