Auditoria
1.3 DUPLICATAS A RECEBER – CIRCULARIZAÇÃO
Companhia ABC
I – Com base nas informações disponíveis, efetue um resumo das falhas nos sistemas contábeis e de controles internos, destacando os seguintes aspectos:
a. As possibilidades de fraudes e desvios de bens e valores da empresa auditada.
b. A falta de segregação de determinadas funções e trabalhistas.
c. A existência de contingências fiscais e trabalhistas.
d. As deficiências do sistema de contabilidade e escrituração fiscal.
e. Demais falhas no sistema de controles internos.
II – Opine sobre os procedimentos para constituição da provisão para créditos de liquidação duvidosa. O saldo contábil da provisão em 31.12.2009 é suficiente para fazer face às possíveis inadimplências?
III – Em virtude das falhas e problemas constatados, é possível a emissão de um parecer de auditoria sem ressalva, considerando que o saldo de duplicatas a receber é um dos mais relevantes do ativo? Considere também os possíveis efeitos nos estoques, nas vendas, custo das mercadorias vendidas, resultado do exercício, existência de contingências fiscais e trabalhistas.
Informações disponíveis
Em decorrência da auditoria, efetuada pela primeira vez, das demonstrações contábeis de 31.12.2009, da Companhia ABC, o auditor obteve as seguintes informações sobre as duplicatas a receber e venda a prazo:
a) Saldo contábil em 31.12.2009 das duplicatas a receber, conforme razão sintético: R$ 3.800.000,00
b) Saldo na mesma data conforme listagens e demais controle do setor de crédito e cobrança, responsável pelo faturamento e contas a receber: R$ 3.520.000,00.
c) O auditor não obteve explicações para a diferença, visto que não são feitas reconciliações dos saldos contábeis com os controles físicos das contas a receber.
d) De acordo com o contador, Sr. Francisco da Gama, não é possível efetuar as reconciliações, visto que não há contas analíticas na contabilidade.