Auditoria
ANHANGUERA
Segurança em Tecnologia da Informação
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE
ANHANGUERA
Sistemas de Informação (7ª Série)
ATPS (Atividade Praticada Supervisionada)
Seminário STI - Worm
Índice
Introdução
Nesse trabalho iremos falar um pouco sobre o worm que é um dos tipos mais comuns de vírus existentes hoje na atualidade, pois ele é muito conhecido por invadir emails e redes sociais tais como facebook e Orkut. Com isso passaremos um pouco de conhecimento sobre eles para nossos colegas de classe para não caírem nesses malweres muito comuns hoje em dia ainda mais que a maioria das pessoas andam 24 horas praticamente conectadas na rede.
A História
Há 24 anos, às 18h do dia 2 de novembro de 1988, Robert Tappan Morris, estudante da Universidade Cornell, estava no MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) distribuindo o que seria considerado o primeiro código malicioso a se espalhar pela internet. O “Morris worm”, como ficou conhecido, alastrou-se rapidamente e inutilizou muitos sistemas que contaminou. Estimativas sugerem que a praga infectou 10% dos 60 mil computadores que formavam a rede mundial da época.
O "worm" pegou de surpresa os administradores e usuários da internet naquele ano, que nunca tinham visto um ataque parecido. Embora o vírus não tivesse nenhuma carga maliciosa, um problema em sua programação sobrecarregava alguns sistemas infectados, impedindo sua operação.
Para se espalhar, a praga tirava proveito de brechas de segurança existentes em softwares como o sendmail – responsável pelo envio de correio eletrônico – e o fingerd – um fornecedor de informações de usuários. Apenas computadores com BSD 4 e Sun 3, ambos baseados em Unix, eram infectados. Quase todos os worms semelhantes que apareceram desde então atacaram sistemas Microsoft: Blaster, Slammer, Code Red e Sasser. O último grande ataque do gênero contra sistemas Unix foi o Slapper, em 2002.
Além de dar início à valorização