Auditoria
As auditorias podem ser classificadas em: auditoria externa e auditoria interna. Atualmente, a auditoria externa se distribui em diversas áreas de gestão, havendo várias ramificações: auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstrações financeiras, auditoria jurídica, auditoria contábil, etc. Os profissionais de auditoria de demonstrações financeiras são certificados e devem seguir rigorosas normas profissionais nos Estados Unidos e em diversos outros países, inclusive no Brasil.
Entre as principais empresas de auditoria independente (e externa) estão: Deloitte, PwC, KPMG e Ernst & Young.
Índice [esconder]
1 Alguns tipos de auditoria
2 Achados de auditoria
3 Evidência de auditoria
4 Ver também
5 Referências bibliográficas
6 Ligações externas
[editar]Alguns tipos de auditoria
Auditoria ambiental
Auditoria de circulação
Auditoria contábil
Auditoria de demonstrações financeiras
Auditoria fiscal
Auditoria em segurança da informação
Auditoria social
Auditoria de riscos
Auditoria de sistemas auditoria exclusivo auditoria governamental
[editar]Achados de auditoria
É toda prova obtida pelo auditor, obtidos com a aplicação dos procedimentos de auditoria, para avaliar se os critérios estabelecidos estão sendo ou não atendidos. Ou seja, são fatos resultantes dos programas de auditoria que remetem a deficiências encontradas na entidade auditada.
Seus requisitos básicos são: mostra a relevância do fato; ser respaldado nos papéis de trabalho; ser objetivo; amparar as conclusões e recomendações; ser convincente a uma pessoa estranha ao processo.
Ver artigo principal: achado