Auditoria
Estabelecer a sistemática para a realização de auditorias internas do Sistema de Gestão da Qualidade com os seguintes objetivos:
• Determinar a conformidade dos elementos implantados do Sistema de Gestão da Qualidade com os requisitos especificados;
• Determinar a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade implementado no atendimento aos objetivos da qualidade especificados, além de gerar informações e sistêmicas para sua melhoria contínua.
2 - Terminologia
AUDITORIA DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: exame sistemático e independente para determinar se as atividades do Sistema de Gestão da Qualidade e seus resultados estão de acordo com as disposições planejadas, se estas foram efetivamente implementadas e se são adequadas aos objetivos da Qualidade.
EVIDÊNCIA OBJETIVA: informação cuja veracidade pode ser comprovada, com base em fatos obtidos através de observação, medição, ensaios ou outros meios.
PLANEJAMENTO DA AUDITORIA: planejamento que tem como objetivo demonstrar os itens do padrão normativo, os respectivos setores a serem auditados e os auditores relacionados para a auditoria.
3 - Procedimento
A auditoria deve ser planejada e aprovada pela Administração da Qualidade através do formulário Plano de Auditoria Interna (W-FO 8.2.2/01). O Plano Anual de Auditoria deve ser elaborado com a freqüência de 6 (seis) meses ou quando necessário, abrangendo as seguintes informações;
• Freqüência da auditoria – meses; • Itens da norma selecionados.
3.1 - Planejamento da Auditoria
A Administração da Qualidade deve selecionar os auditores e definir o auditor-líder, utilizar o formulário Planejamento de Auditoria (W-FO 8.2.2/02) para registro do planejamento.
a) O Plano Anual de Auditoria deve ser elaborado pelo Auditor-Líder e/ou pela Administração da Qualidade.
b) Os auditores escolhidos para a execução da auditoria devem ser independentes da área auditada, ou seja, livre de tendências