Auditoria
Durante a fase final de implantação do Sistema de BPF de acordo com Manual de
Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimento de Produtos para Alimentação
Animal.
2. Para que serve a Pré-Auditoria?
No início da década de 90, as empresas solicitavam a auditoria de certificação à
FCAV sem nenhuma checagem prévia. Normalmente os auditores detectavam problemas conceituais, como por exemplo, não aplicação de requisitos que influenciavam a qualidade. Nestes casos, a certificação não podia ser recomendada, causando transtornos para a empresa e uma certa decepção.
Muitas vezes, os problemas advinham de uma incorreta interpretação da norma para o setor de negócio da empresa. Com esta experiência adquirida, os organismos certificadores em todo o mundo passaram a realizar análises prévias a fim de diminuir os riscos de na certificação por problemas de adequação – estas análises prévias são as chamadas Pré-Auditorias.
3. Como é feita a Pré-Auditoria?
A Pré-Auditoria segue basicamente os mesmos passos da auditoria inicial. Este é o primeiro contato “in loco” com a equipe auditora e serve para “quebrar o gelo”, diminuindo a ansiedade da empresa. Na Pré-Auditoria são seguidos todos os passos da auditoria de certificação: reunião de abertura, investigação, relato das não-conformidades e reunião de encerramento. Geralmente, o auditor da auditoria de certificação será o mesmo da pré-auditoria.
A Pré-Auditoria tem como objetivo analisar criticamente a adequação do Sistema de Boas Práticas de Fabricação (BPF). Isto significa que os procedimentos e práticas serão verificados em relação a sua adequação ao Manual de Boas
Práticas de Fabricação (MBPF).
Ao final da Pré-Auditoria, a empresa recebe um relatório contendo os itens que devem ser corrigidos antes da auditoria de certificação.
P.COM.13.01
2
4. Qual é o prazo padrão entre a Pré-Auditoria e a Auditoria de Certificação?
Não existem prazos formais definidos.