Auditoria
CASO REAL 1 – O PROBLEMA DA DESMOTIVAÇÃO NA ESCOLA - O dilema
INTRODUÇÃO
O comportamento do estudante da escola pública tem sido marcado pela apatia, desinteresse e baixa auto-estima. Censos Escolares desde 2001 vem sendo realizados por Secretaria de Educação em diversos estados da federação e tem apontado para uma alta taxa de repetência no ensino médio (cerca de 13,0%). Além disso, o abandono do curso teve um percentual maior que a ocorrência de reprovação. No período noturno, a relação reprovação/abandono tem sido na faixa de 1/5. Tornar o jovem da escola pública o arquiteto idealizador da sua própria história, capaz de descobrir oportunidades e mudar atitudes diante das dificuldades impostas por uma realidade cada vez mais complexa e dinâmica é o desafio que tem o Prof. Walter, dedicado diretor da Escola Pública de Botafogo, no Rio de Janeiro. Os dados dos Censos chegam à conclusões similares às que o Prof. Walter encontrou em sua escola.
COMO TUDO COMEÇOU
Em 2009, o Prof. Walter foi designado para dirigir a Escola Pública de Botafogo e resolveu começar por fazer um diagnóstico da situação da Escola. Escolheu alguns indicadores: índice de reprovação dos alunos, índice de desistência dos alunos, média de cada turma em cada matéria, gerando a media por matéria e por turno. Além disso, fez uma enquete perguntando aos alunos a opinião sobre a escola quanto aos pontos:
- qualidade das aulas
- volume de estudo e trabalhos;
- numero de horas de estudo semanal;
- instalações da escola – sala de aula, recreio, banheiros, parte esportiva, biblioteca, serviços de secretaria.
Após alguns meses de trabalho, os professores ajudavam o Prof. Walter na direção conseguiram ao seguinte conjunto de dados:
- índice de reprovação dos alunos: 14%
- índice de desistência dos alunos: 22%
- média de cada turma por