Auditoria e pericia
Resposta: Não, o princípio da segregação de funções consiste em estabelecer que uma mesma pessoa não pode ter acesso a diversas áreas da empresa, devido ao fato dessas funções serem incompatíveis dentro do sistema de controle interno. Cada função deve ser executada por pessoas e setores independentes entre si, possibilitando a realização de uma verificação cruzada. Segregação de funções é o princípio básico do sistema de controle interno que consiste na separação de funções, sendo autorização, aprovação, execução, controle e contabilização das operações.
Questão 2. (0,15) Qual o reflexo que o descumprimento da segregação de funções poderá ocasionar na empresa? Por quê?
Resposta: O reflexo são problemas financeiros, cria desconfiança entre os participantes dos processos, dá margem para erros e fraudes, causando descontrole da empresa.
Questão 3. (0,10) Diante dos dados que foram levantados, quais os procedimentos que a empresa poderá adotar para evitar os casos de fraudes e desvios? Justifique a sua resposta.
Resposta: O procedimento é localizar o problema, e contratar novos funcionários para função.
Questão 4. (0,15) Que procedimentos deverão ser adotados com relação a essas ocorrências por parte do auditor? Descreva minuciosamente.
Resposta: O auditor deve propor que sejam adotados procedimentos de controles internos tanto de natureza contábil e de natureza administrativa. Os controles contábeis compreendem: sistema de autorização e aprovação de transações; princípios de segregação de tarefas; controles sobre os bens e informações; guarda de bens e direitos. Os controles administrativos compreendem: programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal; métodos de controle de atividades; sistemas de avaliação de desempenho; estudos de tempos na execução das tarefas. O auditor deve propor que sejam adotados programas