Auditoria E Pericia Atuarial
1303 palavras
6 páginas
Avaliação - Perícia e Auditoria Atuarial Os temas relativos a previdência, seguros e outros afins, como, por exemplo, os planos de saúde, têm sido objeto constante nas mídias escrita, falada e televisionada. Embora, muitas vezes, estes assuntos sejam tratados ora superficialmente, ora com grande ênfase emocional, voltados para a ocorrência de situações particulares, a verdade é que o cerne das discussões está na solvabilidade das operações e sua exeqüibilidade estável ao longo do tempo. Para que isto possa ser atingido, seja qual for o regime de financiamento, a estruturação técnica dos planos e seu acompanhamento tem que se respaldar na fundamentação atuarial. Porém, na atividade profissional como assessor e consultor, que desempenham os atuários há mais de 25 anos com atuação nos diversos segmentos em que a atuária tem participação, observa-se que muitas das vezes as terminologias relativas a Avaliação, Auditoria e Perícia Atuarial se confundem, sem se estabelecer clara distinção entre seus objetivos e as fronteiras que caracterizam suas distinções, bem como quanto ao momento em que um ou outro trabalho técnico se faz necessário. A partir desse momento será explicada cada uma dessas atividades:
Avaliação Atuarial : trata-se da efetivação de uma análise detalhada dos planos em operação, adotando-se as definições básicas e estabelecendo as hipóteses atuariais e financeiras, devidamente justificadas pelo profissional ou empresa que esteja procedendo ao trabalho.
Cada plano deve ser avaliado em separado, sendo coerente que as referidas hipóteses _ caso o trabalho seja efetivado pelo mesmo profissional que o realizou no período anterior, neste caso também denominado Reavaliação Atuarial _ sejam mantidas, ou caso haja alguma alteração, que esta seja devidamente explicada.
As legislações disciplinam que as avaliações ou reavaliações atuariais se procedam com periodicidade anual, ou em espaços de tempo inferior, caso se verifiquem modificações significativas