Auditoria e Computação forense
BRUNO ACCIOLI
JESSICA MACHADO
MARIANA COELHO
TATIANE MACHADO
COMPUTAÇÃO FORENSE X AUDITORIA DE TI
Canoas
2015
Bruno Accioli
Jessica Machado
Mariana Coelho
Tatiane Machado
COMPUTAÇÃO FORENSE X AUDITORIA DE TI
Prof. Dr. Luís Fernando F. Garcia
Canoas
2015
COMPUTAÇÃO FORENSE X AUDITORIA DE TI
Bruno Accioli
Jessica Machado
Mariana Coelho
Tatiane Machado
Luís Fernando F. Garcia RESUMO:Neste trabalho será abordado o conceito de computação forense, bem como os procedimentos realizados em uma investigação de perícia computacional e a solução de crimes na área de informática. Também serão abordadas algumas técnicas e ferramentas utilizadas. Serão descritas todas as etapas de uma investigação, bem como situações/notícias e casos reais de crimes de informática que mostram como é solucionado um delito virtual.
Palavras-chave: computação forense, tecnologias, informação, auditoria, dados.
1. INTRODUÇÃO
Conforme presenciamos o grande avanço das tecnologias de informação em um curto espaço de tempo, atualmente o computador faz parte da vida de milhões de pessoas no mundo. A internet deixou de ser novidade, pois trouxe recursos importantes e muito necessários para a sociedade. Deste modo nos tornamos dependentes das informações. Pois a evolução da tecnologia também impactou em um número crescente de crimes virtuais.
Segundo Eleutério e Machado (2011) a Computação forense é a ciência que usa técnicas especializadas para coletar, preservar e analisar os dados digitais de um computador ou computadores suspeitos de serem utilizados em um crime virtual, sendo assim apresentados para a justiça através de um laudo pericial. Da mesma forma que a perícia convencional, ela trata evidências para a solução de um crime.
De acordo com a opinião de Santos(2008) a forense Digital é uma área recente de pesquisa, e necessita de um desenvolvimento constante, e