Auditoria organizacional
A auditoria organizacional, também conhecida como auditoria interna, tem sido considerada uma estratégia eficiente para acompanhamento e avaliação das atividades contábeis, de forma a atender as peculiaridades da organização e as necessidades do mercado.
A auditoria interna como técnica contábil tem sido destacada pelos autores e pesquisadores da área como instrumento para garantir a maximização e qualidade dos resultados organizacionais. Seu objetivo é assessorar a parte administrativa e provar que a transparência e exatidão das demonstrações econômico-financeiras através de um fluxo de informações constantes e de rápidos resultados minimizam ou até mesmo, em alguns casos, extinguem possíveis dolos que aterrorizam as atividades da organização.
Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo dar um maior detalhamento da importância da auditoria organizacional para a melhoria na gestão dos negócios e explanar os limites éticos impostos nesta atividade.
Importância da auditoria organizacional para a melhoria na gestão dos negócios – benefícios e reflexos em termos de resultado
A auditoria organizacional surge como proposta de responder as exigências de um mundo empresarial complexo, abrangente e dinâmico e que pode ser aplicada pelas diversas organizações, independentemente de seu tamanho ou natureza, desenvolvendo não apenas o papel de fiscalização, mas principalmente como estratégia de orientação para os gestores de alto nível e para os proprietários de capital. Esta busca ainda, exercer controles prévios, concomitante e conseqüente de todas as atividades da administração de uma organização e verificar se os controles operacionais representam adequadamente a realidade organizacional.
Jund (2001) afirma que a auditoria interna é uma atividade de avaliação independente e de assessoramento da administração, voltada para o exame e avaliação da adequação, eficiência e eficácia dos sistemas de controle e que tem por missão básica