Auditoria Interna
1. ORIGEM DA AUDITORIA INTERNA
A partir do surgimento de empresas formalmente constituídas, os auditores deixam de ser públicos para atender às necessidades de suas organizações.
Esses auditores internos tinham, inicialmente, a responsabilidade quase exclusiva de revisar e conferir valores e documentos, como extensão da função dos auditores públicos.
Com a evolução das práticas comerciais e da inter-relação entre as entidades, a administração passa a necessitar de alguém que lhe afirme que os controles e as rotinas de trabalho estão sendo habilmente executados e que os dados contábeis merecem confiança, por espelharem a realidade econômica e financeira da empresa.
Neste contexto a Auditoria Interna assume importância, para desempenhar os papéis de revisar seu próprio trabalho, que nem sempre é tarefa simples e auxiliar a controladoria na conscientização das áreas quanto a uma visão integrada de todo o processo empresarial.
2. OBJETIVO DA AUDITORIA INTERNA
A Auditoria Interna tem como objetivo macro prestar ajuda à Administração, possibilitando-lhe o conhecimento da forma como desenvolve suas atividades, oferecendo condições para um desempenho adequado de suas obrigações, proporcionando análise, apreciações, recomendações e comentários objetivos e/ou convenientes acerca das atividades investigadas.
3. ALCANCE E ATIVIDADES DA AUDITORIA INTERNA
Qualquer fase das atividades da empresa que possa ser de utilidade à administração.
São atividades básicas da Auditoria Interna:
Revisar e avaliar a eficácia, suficiência e aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais;
Determinar o grau de confiança das informações contábeis e de outras naturezas.
Observar normas internas e legislação pertinente.
Avaliar a qualidade alcançada na execução de tarefas determinadas para o cumprimento das respectivas responsabilidades.
4. RESPONSABILIDADES DO AUDITOR INTERNO
São as seguintes as responsabilidades