Auditoria Interna
FACIC
MBA
Faculdade de Ciências Contábeis
Auditoria e Perícia Contábil
AUDITORIA INTERNA
EXERCÍCIOS
Sidnei José Aquino
Rondinélio Ferreira Rodrigues
Cleide Silva Lima
Luiz Fernando Pereira Silva
Alex de Almeida Silva
Dione Neves Belchior
Dimitri Luis Franco
UBERLANDIA-MG
1
1
Faça comentários sobre a compatibilidade ou incompatibilidade das funções abaixo:
Fluxograma Recebimento de Bens (Compras)
Fluxograma Almoxarifado (Estoque)
Recebimento de Materiais e Almoxarifado
Antes de analisarmos a compatibilidade e incompatibilidade dos fluxos de recebimento de materiais sobre a gestão do almoxarifado, necessitamos ampliar nossa análise ao processo de aquisição dos ativos permanentes da empresa, levando em consideração um modelo ideal de trabalho e economicamente viável.
Para que haja o processo de compras, houve uma necessidade de compras e um fluxo de aprovação para aquisição dos mesmos. Assim essas três áreas: compras, recebimento de mercadorias e almoxarifado, são áreas que não podem estar compreendidas da mesma gestão, necessitando apresentar um mapeamento claro de segregação de funções.
Assim, se imaginarmos a mesma pessoa responsável pelo recebimento de mercadorias e almoxarifado, temos:
1) Essa pessoa pode informar que recebeu uma mercadoria, quando de fato isso não ocorre visto que ela é responsável pelo almoxarifado ou estoque.
2) Ela pode receber uma nota fiscal da mercadoria X e receber a mercadoria Y também porque ela é responsável pelo almoxarifado / estoque.
3) Qualquer tipo de controle vinculado a estoque não tem autenticidade, pois quem recebe a mercadoria também é o responsável pelo estoque.
A segregação de função no processo de compras, desde o setor requisitante ao setor financeiro, é de extrema importância. Mas vale lembrar, que não adianta a empresa implantar um excelente sistema de controle interno, como: requisição de consumo, solicitação de