Auditoria interna
Das Atribuições Específicas
1. PAINT – Planejamento das Atividades
Documento contendo a programação dos trabalhos de auditoria da entidade supervisionada, para o período de um ano. 2. SAP – Solicitação de Auditoria Prévia
Documento utilizado para formalizar pedido de documentos, informações, justificativas e outros assuntos relevantes, emitido antes do desenvolvimento dos trabalhos de campo. 3. Papéis de Trabalho
Os Papéis de Trabalho são a base física da documentação das atividades de auditoria. Neles são registrados dados da unidade/entidade auditada, fatos e informações obtidas, as etapas preliminares e o trabalho efetuado, bem como suas conclusões sobre os exames realizados. Com base nos registros dos Papéis de Trabalho o auditor elabora o relato de suas opiniões, críticas e sugestões.
Nos Papéis de Trabalho, o servidor da Auditoria Interna deve documentar todos os elementos significativos dos exames realizados e evidenciar as atividades executadas de acordo com as normas aplicáveis.
Os Papéis de Trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciar um entendimento e o suporte da atividade de auditoria executada, compreendendo a documentação do planejamento, a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos, bem como o julgamento exercido e as conclusões alcançadas.
Papéis de Trabalho de execução constituem-se na documentação dos trabalhos de auditoria elaborada e/ou colhida durante o processo de verificações “in loco”. Sua finalidade é embasar um posicionamento com relação às questões apuradas no decurso dos exames. Os papéis de execução referem-se às folhas básicas do trabalho de auditoria. Registra os fatos, as causas e conseqüências dos atos de uma gestão, referente a um determinado período de tempo.
Os Papéis de Trabalho de execução têm por finalidade:
I – Auxiliar na execução de exames;
II – Evidenciar o trabalho feito e as conclusões emitidas;
III – Servir de suporte aos relatórios;
IV –