Auditoria interna nas empresas
Introdução
1.1-Antecedentes e justificativas do problema
O comércio existe desde a antiguidade, como um meio de troca de mercadoria. Nesta época as esta atividade não era conhecida e sim pela necessidades de sobrevivência .Apesar de alguns povos obedeceram tais leis do seus lideres não se podia afirmar que existia ordenamentos impostos e que existia um código autônomo para o comércioJá no século XVIII, na Idade Média, surgiu o sistema autônomo, ou seja, o direito comercial. Os comerciantes passaram a se organizarem em corporações. (Freitas,2010)
As maiores empresas, tanto as antigas como as do mundo atual, em sua maioria surgiram da criatividade e de muito trabalho de pessoas que não tinham capital algum, surgiram de jovens corajosos que foram em busca de seus destinos, e de inventores geniais que descobriram novas formas de criar coisas úteis para a humanidade, como o inventor do Band-aid, que o inventou para curar a mão da esposa que vivia machucada com o trabalho da casa, ou como o brasileiro que inventou o tempero pronto Arisco.
(Arnoide ,2009).
Dento da história podemos ver a vida de Jose Do Egito, dando uma de contabilista. Homem de visão econômica, pois sabendo que no Egito teria sete anos de produção agricola desejável, mas também sete anos de escassez agrícola. Economizando e guardando em seus estoques o suficiente de alimentos para todo o povo durante os sete últimos anos. Na época A.C. A troca de mercadoria (Mercantilismo), e desenvolvendo o sistema de escrituração contábil.
(SOUSA 2003)
Até 1988, existiam no país apenas três periódicos de Contabilidade, todos genéricos, segundo a classificação adotada nessa pesquisa, ou seja, não havia periódicos científicos. Entre outros assuntos, eles publicavam artigos científicos. Esses periódicos eram vinculados a órgãos de classe e, apesar de serem bastante antigos, somente a Revista Brasileira de Contabilidade possuía uma maior abrangência quanto à origem do trabalho e à difusão da