Auditoria em Receitas e Despesas Financeiras
1
2
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
3
CAPÍTULO I - RECEITAS E DESPESAS
5
CAPÍTULO II - AUDITORIA DE RECEITAS FINANCEIRAS
17
CAPÍTULO III – AUDITORIA DE DESPESAS FINANCEIRAS
33
CONCLUSÃO
40
BIBLIOGRAFIA
44
ANEXOS
45
ÍNDICE
46
3
INTRODUÇÃO
Com o advento da modernidade e o desenvolvimento de novas tecnologias, que a cada dia agilizam as mudanças e exigem de todos, uma melhor preparação para aceitar tais mudanças e se adaptar a elas, sob risco de desatualização e obsolência, as empresas se viram na necessidade de adotar medidas capazes de mantê-las dentro do mercado de forma competitiva.
As empresas necessitam atender a fatores, tais como: lucro permanente e acima da média das demais organizações para satisfação dos acionistas e a realização de investimentos em novos produtos ou serviços e expansão; enfrentar a concorrência garantindo a continuidade de suas atividades e atender aos consumidores/clientes, mantendo sua imagem como fornecedora de produtos e serviços adequados e atualizados, mantendo sua competitividade.
Dinamismo do ambiente de negócios faz com que a empresa esteja em constantes mudanças na forma de atuar no mercado, produção, serviços, gestão e processos administrativos. A disponibilidade da informação, confiável e atual, tornou-se indispensável para alavancar a competitividade, incorporando-se em todos os processos operacionais e gerenciais sempre com o propósito de obter produtividade e qualidade.
Desta forma a função da auditoria mostra-se necessária e tempestiva. os auditores, profissionais especializados na aferição do controle interno empresarial, apontam seus olhos para os custos e despesas das organizações, auxiliando o corpo diretivo à equacionar e reduzir os parâmetros de gastos que comprometem, sobremaneira, o resultado operacional do acionista. de outra forma, as receitas dessas empresas precisam se adequar