auditoria de gestao na melhoria da efeciencia na gestao
I. INTRODUÇÃO
Na actualidade de globalização, as instituições estão preocupadas no alcance dos objectivos, metas previstas face a utilização dos recursos que economicamente são escasso, na distribuição e na eficiência dos recursos humanos, financeiros e matérias.
Nesta vertente a auditoria de gestão, funcionara como um instrumento de acessória dos órgãos institucionais na Melhoria de Eficiência na Gestão e dos Resultados Empresarias, dai, iremos nos debruçar abordando de que maneiras as empresas atingem a eficiência/eficácia na gestão dos seus recursos a ponto de obtenção de resultados empresariais desejáveis utilizando instrumentos de gestão e de auditoria na tomada de decisões.
No entanto, é extremamente necessário fazer uma discussão teórica que visa a definir o conceito de eficiência, principalmente para incorporar sua dimensão política da empresa, os limites políticos e organizacionais à sua realização, e os contornos de um modelo normativo de Gestão por Resultados, este elaborado à luz dos conceitos de coordenação intraempresariais da tomada de decisão e da implementação de mecanismos de coordenação e indicadores de gestão (dos rácios de gestao).
I.1. OBJETIVOS GERAIS
Assessorar no desempenho de suas funções e responsabilidades, de acordo com o planeamento, com o programa de trabalho, avaliando se a organização, o departamento, as atividades, os sistemas, os controles, as funções ou as operações estão alcançando os objetivos das instituições ou das organizações públicas ou privadas na busca da economicidade, eficácia, eficiência e produtividade.
Verificar, diretamente, a importância e a relevância da auditoria de gestão e indiretamente a essencialidade da auditoria interna ou externa, suas contribuições para a melhoria dos procedimentos operacionais e gerenciais das organizações públicas ou privadas.
Demonstrar a importância da participação da auditoria operacional e de gestão na assessoria e contribuição da avaliação dos ciclos