Auditoria de desempenho aplicada na avaliação da execução de metas orçamentárias do setor público
Acesso em: 11 de fevereiro 2012).
O autor defende que a Auditoria de Desempenho como instrumento de análise do processo de gestão organizacional é capaz de auxiliar na tomada de decisão dos gestores públicos.
O artigo foi estruturado em cinco tópicos. No primeiro retrata a questão histórica. No segundo descreve o estado e seu sistema orçamentário. No terceiro conceitua Auditoria. No quarto inicia e finaliza o estudo de caso “Auditória de desempenho na avaliação de metas orçamentárias no Controle Interno do município do Rio de Janeiro”. No quinto tópico tece suas considerações finais sobre o estudo. O Objetivo da Auditoria de desempenho é examinar a ação governamental quanto aos aspectos da economicidade, eficiência e eficácia (eficiência na gestão pública de seus recursos, de todas as naturezas, produzindo mais a menores custos; eficácia na execução de seus programas, atingindo objetivos e metas previstas). Formulando recomendações e ou exarar determinações que visem o aumento dos graus da economicidade, eficiência e eficácia.
Economicidade é a comprovação da justificativa econômica do ato praticado pelo administrador. Trata, portanto, de exame da essencialidade do ato praticado sob o ponto de vista de sua adequação econômica no ambiente, no tempo, na forma e nas condições em que ocorreu. Eficácia é medida em que a ação governamental alcança objetivos, metas e outros resultados (na população beneficiária; em um determinado período de tempo; e independentemente dos custos implicados). Eficiência é medida em que os recurso necessários são adquiridos,