Auditoria de contas a receber
Este trabalho tem por objetivo abordar sobre a auditoria do Contas a receber, sua finalidade, procedimentos e ferramentas de execução do trabalho, e possíveis erros e fraudes comuns que ocorrem nesta conta patrimonial tão importante.
Abordamos como atua o auditor na tarefa de esmiuçar as informações e a importância do controle interno da empresa auditada neste processo.
Procuramos mencionar também, conceitos gerais e principais características do Contas a Receber e sobre Auditoria a fim de melhor elucidar sobre o entendimento do tema do trabalho.
2 CONTAS A RECEBER
2.1 Conceituação
São os direitos adquiridos de vendas a prazo de bens ou serviços relativos à atividade operacional da empresa.
2.2 Classificação do Contas a receber
O Contas a receber podem se classificar em:
* Notas fiscais a receber; * Duplicatas a receber; * Adiantamentos e empréstimos a funcionários, administradores, acionistas e empresas controladas e coligadas; * Impostos a recuperar; * Contas retificadoras (Perdas estimadas com créditos de liquidação duvida - PECLD, provisão para ajuste a valor presente); * Etc.,
2.3 Reconhecimento do Contas a receber
É realizado partir da transferência para o comprador dos riscos e benefícios dos bens e serviços ou quando o serviço for efetivamente prestado.
Exemplo:
Na venda a prazo : D – N.F. a receber C – Receita Operacional Bruta;
Na emissão da Duplicata: D – Duplicatas a Receber C - N.F. a receber;
No recebimento da Duplicata: D – Banco C – Duplicatas a Receber
2.4 Classificação do Contas a receber no balanço patrimonial
O Contas a receber classifica-se no ativo circulante depois da conta de disponível e antes do estoque - para contas vencíveis em 1 ano, e classificam-se no ativo não circulante, na primeira linha. Na Lei das S/As, as contas a receber que não se constituírem em negócios na exploração do objeto da empresa, independente de seu