Auditoria contábil
- Novas diretrizes às técnicas contábeis, especialmente a de auditoria;
- Balanços anuais analisados obrigatoriamente por auditores;
- Surgimento de associações que tinham como finalidade controlar o exercício da profissão de auditor, conferir títulos a seus associados, habilitando-os legalmente;
- Maior nível de especialização na auditoria;
- Maior necessidade de certificar a regularidade das demonstrações contábeis (atribuição esta do auditor contábil).
2) O controle interno possibilita entendimentos diversos sobre seus conceitos e definições, formule um conceito próprio de controle interno levando em consideração, os entendimentos de salvaguarda patrimonial, idoneidade, planos procedimentos e métodos. (2,0)
Controle interno é o conjunto de atividades, planos, métodos e procedimentos interligados, cujo objetivo é salvaguardar os ativos da empresa, verificar a idoneidade dos registros, auxiliar o processo decisório, desenvolver a eficiência operacional e realizar o exame da conveniência e da oportunidade dos programas e projetos.
3) Na elaboração do planejamento de auditoria, o auditor deve considerar entre outras, os fatores econômicos da entidade. Diante da afirmativa discorra sobre o assunto, apontando dois exemplos para justificar a sua resposta. (2,0)
A avaliação dos fatores econômicos da entidade abrange:
I – o nível geral da atividade econômica na área de atuação da entidade e fatores que podem influenciar o seu desempenho, tais como: níveis de inflação, crescimento, recessão, deflação, desemprego, situação política ;
II – as taxas de juros e as condições de financiamento;
III – as políticas governamentais, tais como: monetária, fiscal, cambial e tarifas para importação e exportação;
IV – o controle sobre capitais externos.
A análise preliminar destes fatores é a base para identificar riscos que