Auditoria continua
As auditorias de sistemas da qualidade são feitas com dois propósitos básicos: Adequar à documentação do sistema da qualidade em relação a uma norma de referência; Verificar a conformidade das operações internas da empresa em relação ao sistema da qualidade implantado. Auditoria contínua é definida como o tipo de auditoria que produz resultados simultaneamente, ou em um pequeno período de tempo após a ocorrência de um evento relevante. Atualmente, o conceito de auditoria contínua vai além da análise de simples dados e inclui técnicas de análise estatística, análise de tendências e uso de redes neurais.
2. Objetivo
Assegurar a qualidade da resposta através de quatro itens: Prevenir, detectar, corrigir e explorar. A segurança quanto ao nível de preparo, aprimorar mitigação do risco, realocar recursos e medição do impacto cumulativo. Atualmente este tema desperta grande interesse entre os Auditores Internos, conforme resultados de diversas pesquisas realizadas por grandes firmas e órgãos de classe. Isso ocorre devido ao potencial de atender à demanda atual por maior eficiência e eficácia nas auditorias, ou seja, maior cobertura com menos recursos. A Auditoria Continua não invalida ou substituí a auditoria convencional, porém complementa e auxilia na definição do plano de auditoria, aumenta a presença da Auditoria Interna junto aos auditados, melhorando o nível de controles.
3. Justificativa O papel da auditoria contínua é realizar uma avaliação mais frequente e temporal da qualidade dos controles e de gerenciamento de riscos, resultando na identificação de tendências, oportunidades, deficiência de controles e pode ser utilizada como ferramenta de gestão. Alguns dos maiores benefícios da Auditoria Contínua são:
- Aumento da eficiência da Auditoria (custos);
- Aumento do escopo e cobertura da auditoria;
- Detecção e Reporte dos pontos com maior velocidade (pro atividade);
- Aumento