Auditor interno
Baseado na ISO 19011:2012 Compatível com a ISO 17021:2011
Requisitos da Norma NBR ISO 9001 – 2008 Sistemas de Gestão de Qualidade
Órgão certificador: Bureau Veritas
Data: 29, 30 e 31 de outubro de 2012 Instrutor/Auditor: Tania Capela
Participantes Autonet: Adroaldo Cavalheiro (Área: T.I) Daniela Guerra (Área: Produção) Simone Godoy (Área: Métodos e organização do Trabalho)
Introdução
O curso foi realizado com objetivo de adicionar valor e melhorar as operações da própria organização (Auditoria de primeira parte / Segunda parte / Terceira Parte), através de uma abordagem e visão sistêmica completamente disciplinada para avaliar e melhorar a efetividade dos processos de gerenciamento de risco, controle e governança, com vista em minimizar as possibilidades de fraudes, erros ou práticas ineficazes.
Princípios relacionados a auditores
Integridade, apresentação justa, cuidado profissional, confidencialidade, independência e abordagem baseada em evidência.
Principais objetivos do Auditor Interno
Revisar e avaliar a eficácia, suficiência e aplicação dos controles.
Verificar a extensão do cumprimento das normas, dos planos e procedimentos vigentes.
Verificar a extensão dos controles existentes e sua proteção contra todo tipo de perda.
Verificar o grau de confiança, das informações e dados contábeis e de outra natureza. Avaliar a qualidade alcançada na execução de tarefas determinadas para o cumprimento das respectivas responsabilidades.
Avaliar os riscos estratégicos e de negócio da organização.
Essas verificações e avaliações deverão ser feitas através de ferramentas que devem ser utilizadas pelo auditor. Todo o processo de auditoria interna deve estar baseado em evidências, seja com registros, apresentação de fatos ou outras informações pertinentes e verificáveis nas clausulas da norma ISO 9001.
Conclusão
Com base em todos os conhecimentos fornecidos pelo