Auditivo visual cinestésico auditivo digital
VISUAL. Pessoas visuais compreendem melhor o mundo por meio daquilo que vêem. Geralmente, falam rápido e de maneira clara. São pessoas que costumam projetar o futuro, prestam atenção nos detalhes, gostam de organização e harmonia. Sua aprendizagem é estimulada por meios de imagens, cores, formatos e luzes.
AUDITIVO. Se você é do tipo auditivo, consegue se concentrar e guardar informações apenas ouvindo-as. Provavelmente, gosta de música e de falar ao telefone. Com o pensamento lógico e prático, é uma pessoa que busca ação e pioneirismo. Para aumentar sua capacidade de aprendizagem, é recomendável, além de prestar atenção na aula, ler a matéria em voz alta.
CINESTÉSICO. Nesta categoria estão aquelas pessoas que gostam de tocar e sentir as coisas do mundo. Sensações e sentimentos são as palavras-chave de suas decisões. Costumam falar baixo e respirar pausadamente. Seu processo de aprendizagem é acelerado ao se envolverem com o conteúdo e são expostas a estímulos práticos de execução de experimentos e interação em grupo.
AUDITIVOS DO SUB-GRUPO DIGITAL. Costumam ser pessoas tipo "computador". O corpo tende a ser mais rígido, gestos contidos, lábios apertados, braços cruzados, movimentos curtos e contidos. O que mais chama atenção é o jeito que falam. Falam rebuscado, escolhem palavras, raramente falam gírias ou palavras dúbias, são monótonos, usam palavras que não tem nenhuma relação com qualquer experiência sensorial direta. Estas pessoas funcionam na realidade baseados não na experiência sensorial direta que seus órgãos dos sentidos proporcionam, mas na elaboração do código lingüístico gerado pelas experiências. Não usam a experiência, usam as palavras oriundas da experiência, seus significados, interpretações, relações, estruturas lingüísticas. É ótimo para um profissional da área técnica, para um engenheiro, para um cirurgião, para um professor ou cientista. É péssimo para um marido ou esposa, para um pai, para um amigo,