ATV1 MACHADO MARIANA
1259 palavras
6 páginas
UNIFACS – Universidade Salvador Curso: Gestão Ambiental
3º semestre
Matéria: Geoprocessamento
Aluna: Mariana Aragão Veras Machado
Matricula: 615142026
Resumo Geoprocessamento sem complicações: cap 2 e 3.
Geografia Tecnológica
A ideia de espaço geográfico e de como este é construído, organizado e estruturado traduz-se na preocupação do geografo enquanto pesquisador. Trazendo a necessidade do auxílio de um ferramental de apoio bastante significativo.
Uma das ferramentas mais associadas à figura desses profissionais, embora esquecida por muitos, é o mapa.
Numa primeira abordagem, Goodchild cita Clarke (1994), que apresenta a ciência como “ a disciplina que usa sistemas de informações geográficas como ferramenta para entender o mundo “. Apresenta que a CIG “desenvolve, nos resultados acumulados de muitos séculos de investigações, interesses em como descrever, mensurar e representar a superfície da Terra”.
A conclusão de Bosque Sendra (1999) merece ser destacada “os próximos anos [...] vão resultar num período crucial no desenvolvimento da Geografia. ” Isso é, caberá aos próprios profissionais da área decidirem pelo futuro direcionamento a ser experimentado pela ciência.
O Sistema de Informações Geográficas, SIG, é um sistema operacional que trabalha um número infinito de informações de cunho geográfico. As características de um SIG, pressupõem a integração de uma ampla gama de conhecimentos, caracterizando esse tipo de sistema como interdisciplinar, abarca o conhecimento de diversas áreas”.
O desenvolvimento dos SIGs deve-se à evolução do computador e de programas específicos que conseguem resolver os problemas de quantificação de maneira mais rápida e eficaz do que antigamente. A principal dificuldade existente na estruturação de uma definição única para os SIGs talvez venha de suas próprias características estruturais.
Um sistema pode ser entendido como um conjunto integrado de elementos interdependentes, estruturado de tal forma