atv adaptada
- O Conceito de Deficiência e sua Relação com a Aprendizagem A deficiência, independente de suas variações, não deve ser vista como algo que irá restringir o avanço da aprendizagem. As crianças especiais que chegam à escola devem ser recebidas de acordo com as suas necessidades, o professor deve compreender que o trabalho com aquele aluno não vai ser trabalhoso nem problemático, mas sim mais atencioso. O portador de necessidade especial não é privado da evolução, ele apenas precisa ter uma atenção maior dos que o cercam para que possa haver a aprendizagem.
- Concepções sobre Inclusão A inclusão, por sua vez, não deve ser definida como a adaptação do aluno à escola, mas sim como a adaptação da escola ao aluno. A inclusão não se dá apenas na inserção do indivíduo no meio escolar, ela compreende na qualidade dos serviços que são oferecidos, e no caso da escola, é necessário que além do prédio, os professores também estejam preparados para receber estes alunos. Incluir é respeitar as limitações de cada um, proporcionar o bem-estar e a integridade do indivíduo.
- Aspectos que Interferem na Inclusão Acredito que o que mais impede a inclusão dos alunos especiais são os muros colocados na mente de cada um. De nada vai adiantar uma escola adaptada com rampas, corrimões e pisos antiderrapantes, se não houver o respeito para com àqueles que usufruem destas adaptações. O que deve-se fazer é não só adaptar o espaço físico, é necessário sensibilizar o material humano, humanizar a convivência entre os seres tidos como “normais” (alunos, professores, zeladores...), a família (que muitas vezes se afasta da responsabilidade) e os portadores de necessidades especiais.
- Formação do Professor Algo que foi e ainda é muito discutido é a formação de professores quanto à qualidade de ensino na educação especial. Creio esta formação profissional deva ser continuada e inclusa em