atv 1 de antropologia
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA
ALUNA: JOELMA DE SOUSA LOPES
PROFESSORA: CINTHIA REGINA NUNES
Expressões culturais estranhas ao nosso padrão cultural
Porto Franco-MA 2012
JOELMA DE SOUSA LOPES
Expressões Culturais Estranhas ao Nosso Padrão Cultural
Trabalho apresentado, a Universidade Estadual do Maranhão, como requisito parcial da primeira nota da disciplina de Antropologia do curso de Graduação em Pedagogia.
Porto Franco-MA2012
Para iniciarmos nosso mergulho na Antropologia vocês irão pesquisar cinco exemplos de elementos ou expressões culturais (hábitos, costumes, crenças, etc) estranhas ao nosso padrão cultural. Após a pesquisa, faça um breve comentário sobre os exemplos recolhidos. O comentário deverá ser o mais sincero possível. A pesquisa deverá ser feita na internet ou de relatos que vocês já conheçam.
Uma das civilizações mais antigas do nosso planeta, a Índia é um país de contrastes. A diversidade de línguas, hábitos e modo de vida não impedem que haja uma grande unidade na cultura do país. Ao mesmo tempo em que cada estado tem seu próprio modo de expressão, como na arte, música, linguagem ou culinária, o indiano é profundamente arraigado ao sentimento de amor à sua nação e tem orgulho de sua civilização ancestral, o que mantém viva até hoje muitas tradições. Um dos costumes que causa mais espanto é pelo fato da vaca ser sagrada para os hindus, pois elas simbolizam a maternidade, esperança entre muitas outras coisas positivas. É impressionante a diferença da nossa cultura, pois nunca eu ia deixar de comer carne de vaca por causa de superstição que a vaca é sagrada, pois acho o gado um animal comum igual aos outros sem falar que o churrasco da carne do boi é muito gostoso. Na China as pessoas comem cachorro ate criam só para abater quando estiverem prontos para o consumo. Deus me livre de uma coisa dessas, tenho pavor de comer carne de cachorro, credo penso que nunca teria coragem