Atumane
Aestratificação: consiste em vê-la como um sistema de desigualdades estruturadas entre diferentes agrupamentos de pessoas.
Quatro sistemas básicos de estratificação nas sociedades humanas:
A escravatura é uma forma de desigualdade extrema, na qual alguns indivíduos são literalmente possuídos por outros como sua propriedade. A casta e um sistema social fechado que não permite a mobilidade, onde um individuo e determinado a sua classe pela nascença. Como por exemplo os indivíduos onde o sistema de casamento e endogamia.
Os estados: faziam parte de muitas civilizações tradicionais, incluindo o feudalismo europeu. Os estados feudais consistiam em estratos, cada qual com diferentes obrigações e direitos. Não só, no estado os homens são iguais perante a lei e ele é livre de praticar as suas actividades e de atingir outros estratos sociais. As classes: como um grupo grande de pessoas que partilham recursos económicos comuns, que influenciam fortemente o seu estilo de vida. A riqueza e a ocupação profissional constituem as principais bases das diferenças entre as classes.
Para Marx na sua teoria de estratificação social considerava que no centro de todos os conflitos sociais se encontravam as relações entre classe polarizadas e as questões económicas. Enquanto weber a estratificação social ésimplesmente uma questões de classe mas e moldilada por dois outros grupos aspectos o status e partido. Estes três elementos da estratificação produzem um enorme número de possíveis posições na sociedade ao contrário do modelo bipolar proposto por Marx. Relacionando a teoria de Marx no contexto moçambicano: encontramos a classe de empresários e de trabalhadores onde a relação entre o trabalhador e empregador, nota –2.se uma exploração, influenciadas na diferenca do capital. Enquanto