atuação
Platão é altamente crítico no seu discurso acercada validade e veracidade da poesia. Para ele o poeta não é nada mais que um mero copiador, que, portanto, se afasta da verdade. Essa idéia platônica fica bem clara quando analisamos uma de suascitações afirmando que os poetas “só criam fantasmas, não o verdadeiro ser” (PLATÃO, 2000, 599a).
Em relação à arte estética, Adorno, por exemplo, cria que é possível encontrar a verdade na arte e é papel daestética identificar essa verdade. Quando se contempla uma obra de arte pode-se extrair dela a verdade. Esse é o papel da estética.
Diferentemente de Platão, Heidegger vê na arte o desvelar da verdade.Todavia, o conceito de verdade em Heidegger não é simplesmente o oposto de mentira, mas é a verdade que os gregos chamavam de aletheia, ou seja, verdade aqui é a aparição dos entes como entes. A arteé verdade na medida em que ela aparece, na medida em que ela revela o ser.
2. Analisar se a indústria cultural atualmente continua dominando a cultura e propor meios para limitar seu poder decontrole
Indubitavelmente pode-se dizer que a indústria cultural tem alienado as sociedades capitalistas, e a cada dia é possível notarmos facilmente tal alienação. No cinema atual, por exemplo, o homem vemperdendo facilmente sua capacidade crítica e perceptiva. A técnica vista nos efeitos especiais chama tanto a atenção do espectador que este perde a capacidade de percepção do real