Atuação farmacêutica no campo de saneamento básico
O saneamento básico constitui um dos mais importantes meios de prevenção de doenças, dentre todas as atividades de saúde pública. Inclui várias definições, sendo que devemos sempre levar em consideração àquela fixada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), segundo a qual “saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre o seu bem-estar físico, mental ou social”. Seu objetivo maior é a promoção da saúde do homem, pois muitas doenças podem proliferar devido à carência de medidas de saneamento.
O farmacêutico deve identificar a influência de Saneamento Básico nos níveis de Saúde de uma comunidade e orientando a melhoria destas condições ou atividades de saneamento para redução dos níveis de incidência e prevalência de endemias na população. Diante de nossas pesquisas entendemos que o farmacêutico desenvolve trabalho de análises de parâmetros básicos como: coliformes totais, coliformes termotolerantes, PH (potencial hidrogeniônico), cor aparente, turbidez, flúor e cloro residual. Além destes, são realizados testes mais complexos como: elementos traços, resíduos de pesticidas, cianobactérias, orgânicos, que são testes executados pelo Laboratório Central de Análises de Água na cidade de Goiânia. Contribuindo assim para um fornecimento de água com qualidade para a população. O farmacêutico também pode desenvolver pesquisas aonde venha a identificar origens causadoras de parasitoses, bem como de origens de contaminação do meio ambiente, fazendo com que haja uma integração adequada entre o homem e o meio ambiente promovendo assim a saúde.
2. ATUAÇÃO FARMACÊUTICA NO CAMPO DO SANEAMENTO BÁSICO
Saneamento básico é um dos meios mais importantes de se evitar doenças, e também a mais eficácia atividade de saúde pública. Mas deve-se prevalecer a definição estabelecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), onde a mesma estabelece que “saneamento é o controle de todos os fatores do meio