atuação doa professor na educação inclusiva
Aprenda a fotografar melhor
1) Na hora de escolher uma câmera, pense qual será sua utilização. Se quiser imprimir as fotos, opte por uma câmera com resolução de, no mínimo, 2 megapixels (as melhores amadoras chegam a 5 MP). Se for usar as fotos apenas para a Web, a resolução pode ser mais baixa.
2) Não se deixe enganar pelo zoom: o que vale é o zoom ótico, por isso procure saber o quanto ele aproxima. O zoom digital é útil em determinadas circunstâncias, mas lembre-se que sua aproximação envolve perda de qualidade.
3) Invista em memória extra. Geralmente, as câmeras vêm acompanhadas de um cartão “pequeno”.
Gaste um pouco mais para adquirir um cartão de no mínimo 64 MB para não ter que se preocupar com falta de espaço.
4) Os cartões mais usados são dos padrões CompactFlash e SmartMedia, além dos Memory Stick, da
Sony, Secure Digital e MMC. O CompactFlash já existe em capacidades muito maiores do que os demais e costuma ser mais barato.
5) Algumas câmeras aceitam lentes, ou conversores, como grande-angulares (à direita) e teles.
Se o uso desses acessórios interessar, procure saber quais modelos os aceitam e que lentes compatíveis existem no mercado.
6) Algumas digitais têm entrada para flash externo (que são melhores que os embutidos) e
muitas permitem o ajuste manual de compensação de exposição. Fique atento a esses detalhes se quiser um equipamento de primeira!
7) Fotografar com pouca luz ou com zoom muito grande fica bem mais fácil com o uso de um tripé. Como as câmeras digitais costumam ser muito leves, vale colocar um peso (como a sua bolsa) no centro do tripé para estabilizá-lo.
Na fotografia digital, a bateria costuma acabar muito antes do “filme”. Compre pelo menos uma extra. As melhores são as de NiMH. Opte por elas mesmo que a câmera use pilhas comuns.
9) Algumas baterias são carregadas na própria câmera, através de um adaptador AC. Esse tipo de bateria demora bem mais para