Atuação do psicólogo nas organizações
- CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA -
*PSICOLOGIA
Etimologicamente a palavra psicologia é “a ciência da alma”, o termo provê de duas raízes gregas: psique = alma e logos = descrição ou ciência.
A Psicologia como ciência surgiu com Guilherme Wundt na Alemanha no final do século XIX, Wundt é considerado o pioneiro na psicologia como ciência. Criou o primeiro laboratório de psicologia em Liepzig na Alemanha, que chamava-se Instituto de Psicologia Experimental.
A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais com o objetivo de entender por que as pessoas pensam, sentem e agem da maneira que o fazem. Concentra-se nos fenômenos relacionados com o funcionamento de indivíduos e grupos.
*APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO
Desde o início do século XX, conhecimentos da psicologia no apoio a prática administrativa recebem crescente utilização, graças ao trabalho de muitos cientistas e profissionais, no plano individual e no coletivo.
A Psicologia é muito utilizada na administração de empresas para aumentar a produtividade, melhorar a qualidade vida e do trabalho. Ela se tornou uma necessidade às empresas.
O seu treinamento tem o caráter educacional, por incluir aprendizagem e educação, fazendo com que os funcionários tenham uma participação maior, se interajam mais, tenham motivação e felicidade no que fazem, o resultado desse treinamento é o que gera o retorno de investimento.
A Psicologia possui quatro objetivos principais:
1º - Estabelecer as leis básicas da atividade psicológica:
A compreensão insuficiente de mecanismos conduz o Administrador a desgastes emocionais e custos desnecessários. Por outro lado, o crescente entendimento do funcionamento das atividades mentais vem contribuindo para eficiência e eficácia das ações notadamente em áreas como Marketing e Comunicação.
2º - Estudar as vias de sua evolução:
A melhor compreensão dos processos que envolvem o desenvolvimento do