ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AO ADOLES-CENTE EM IDEAÇÃO E TENTATIVA DE SUICÍDIO

329 palavras 2 páginas
Tarefas 3 e 4
O adoecimento do trabalhador tem aumentado muito nos últimos anos. Quero discorrer aqui sobre a enfermagem que é o meu campo de atuação atualmente.
Acredito que os profissionais que trabalham na área de saúde são mais susceptíveis a adoecerem mentalmente, devido a exposição contínua em meio á doença de outras pessoas. Nenhum ser humano procura o hospital se não estiver passando por algum problema de saúde, logo, ele encontra ali, profissionais que independente de sua vida pessoal, problemas, contas, doenças na família, estão ali para tentar ajudar esta pessoa. A questão é, será que o profissional de saúde está sempre preparado para ajudar?
Tenho observado que muitos colegas se afastam de seu trabalho por motivo de doenças como: distúrbios osteomusculares, ansiedade e depressão, e as causas podem também estar relacionadas com as más condições de trabalho, turno prolongado de trabalho entre outros.
Como foi citado no estudo da unidade 3, a síndrome de burnout tem se tornado cada vez mais frequente entre os trabalhadores da área da saúde e acredito sim que a qualidade de vida no trabalho é um fator fundamental não só para amenizar, mas principalmente para evitar o adoecimento do trabalhador.
Existe sim uma falha por parte dos empregadores que em alguns casos não proporcionam aos seus empregados boas condições de trabalho, mas existem também aqueles funcionários que não estão abertos ás mudanças, e muitas vezes acabam se expondo a determinados riscos que poderiam ser evitados.
Em relação à legislação temos aí a NR 32, muito clara sobre a segurança e saúde do trabalhador em serviços de saúde, cabe aos funcionários serem direcionados por seus empregadores, incentivados, orientados e principalmente ter boas condições de trabalho, tornando assim o ambiente de trabalho um local mais prazeroso, e que traga o mínimo possível de possibilidades de adoecimento ao trabalhador.

Relacionados

  • Psicofarmacologia de antidepressivos tricíclicos e inibidores seletivos da recaptação de serotonina
    15974 palavras | 64 páginas
  • psicodiagnóstico V
    285979 palavras | 1144 páginas
  • Psicodiagnóstico
    285979 palavras | 1144 páginas