atuação do fisioterapeuta na atuação básica
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE
Atividade curricular apresentada para a disciplina de Pesquisa I, do curso de Fisioterapia, na Universidade do Vale do Itajaí, Centro de Ciências da Saúde.
Professora: Aline Gonçalves da Silva
Itajaí
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 EDUCAÇÃO EM SAÚDE 4
2.1 ATIVIDADE DOMICILIAR 5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Com a Constituição Federal de 1988 e a regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da década de 90, instituições representativas e formadoras ligadas à fisioterapia começaram a estimular a participação do fisioterapeuta na atenção básica à saúde. Com o objetivo de assegurar um espaço nesse nível de atenção, além de aumentar a grade curricular e a participação em residências multiprofissionais.
Mesmo com estas influências e, ainda, tendo em seus regulamentos formativos a determinação de que fisioterapeuta deve desenvolver atividades efetivas em todos os níveis de atenção à saúde, percebe-se que a atuação no nível primário é pouco divulgada.
Apesar de que, algumas experiências da fisioterapia na Atenção Primária à Saúde já estão sendo divulgadas em alguns eventos.
2 EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Atividades relacionadas à educação em saúde, orientando paciente e seus familiares sobre a enfermidade específica do paciente e as orientações gerais à comunidade, referente a programas de qualidade de vida e assim prevenir futuros agravos, por exemplo, um paciente obeso pode apresentar problema de articulação e nesse caso a prevenção de agravos seria prevenir o problema na articulação.
Um artigo analisado cita que as atividades de orientação à comunidade foram realizadas fora da carga horária de trabalho e sem remuneração. De acordo com os