Atuação do engenheiro civil na construção civil
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9 INTRODUÇÃO
A importância da Engenharia é tão grande que se torna praticamente impossível pensar o mundo sem a sua presença. Mas, se num exercício de imaginação conseguíssemos criar uma cidade sem a sua intervenção, ela certamente se reduziria a um amontoado de barracos isolados, sem comunicação, energia ou sistema de água e esgoto. O caos, enfim.
O engenheiro é, de longe, o profissional mais importante quando o assunto é estrutura. Só ele está habilitado a lidar com projetos e construções de edifícios, estradas, túneis, metrôs, barragens, portos, aeroportos e até usinas de geração de energia. Com seu conhecimento, escolhe os lugares mais apropriados para uma construção, verifica a solidez e a segurança do terreno e do material usado na obra, fiscaliza o andamento do projeto e também o funcionamento e a conservação da rede de água e a distribuição de esgoto. Neste contexto, as atividades relacionadas ao saneamento trazem consigo uma multiplicidade de funções que abrangem os segmentos da engenharia, pois é um bem de consumo coletivo, e de tal forma traz um serviço fundamental ao homem, e consequentemente um direito do cidadão. Sua promoção deve ser fruto de ações conjuntas. A repercussão dos seus projetos conduz uma melhoria de vida no que tange ao despejo inapropriado do esgoto, ainda pode ser identificada através dos índices de mortalidade e por doenças infectocontagiosas (OKANO et al,2009). O estudo a ser apresentado demonstra a importância da interação da Teoria de Sistemas para encontrar soluções relacionadas ao adequado destino de resíduos domésticos.
DESENVOLVIMENTO
2.1 - Teoria Geral de Sistemas
2.1.1 - Evolução Histórica
No século XVIII, período da Revolução Industrial e do avanço da física, mecânica e da matemática, a interpretação da sociedade