Atuação do enfermeiro no setor terciario
A atenção à saúde de nível terciário é integrada pelos serviços ambulatoriais e hospitais especializados. Esses hospitais concentram tecnologia de maior complexidade e devem oferecer a população atendimento de excelência e servir de referência.
As áreas hospitalares que compõem o atendimento de grande complexidade no Sistema único de Saúde-SUS, estão organizadas para a realização de procedimentos que envolvem alta tecnologia e alto custo. São tratamentos de oncologia, cardiologia, oftalmologia, transplantes, urgências e emergências, etc. O setor terciário envolve também a assistência em cirurgias: reparadoras, bariátricas e reprodutivas, principalmente genética clínica e terapia nutricional. O nível ambulatorial está à quimioterapia, radioterapia, ressonância magnética e o fornecimento de medicamentos.
Hospital, segundo o ministério da saúde é a parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica, consiste em proporcionar a população Assistência Médica Sanitária completa, tanto curativa como preventiva sob qualquer regime de atendimento, inclusive o domiciliar, cujos serviços externos irradiam até o âmbito familiar, constituindo-se também, em centro de educação, capacitação de recursos humanos e de pesquisa em saúde, bem como de encaminhamento de pacientes, cabendo-lhe supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente. Humanização da Saúde nos Hospitais A concentração da universalidade, integralidade e equidade no cotidiano das instituições de saúde, depara-se com inúmeros problemas que persistem sem solução. Assim para enfrentar os desafios e tornar esses princípios do SUS- Sistema Único de Saúde operativo na prática, o ministério da saúde elaborou a política nacional de humanização (PNH). Essa proposta de humanização de saúde surge no cenário das políticas públicas como proposta de mudança cultural do atendimento vigente no SUS e