Atuação do assistente social no espaço Sócio-ocupacional.
Tendo em vista os aspectos observados vemos que as políticas sociais sempre existiram porem, com características diferentes, mas veio se consolidar após a constituição federal de 1988 e como já vimos antes, ela foi sucateada com a consolidação da corrente neoliberal em que era propagada pelo governo, mas nenhum recurso era liberado para essa política social atuar. O que não é muito diferente nos dias atuais são as inúmeras políticas sociais criadas pelo governo, mas não há resultados, vemos diante desses aspectos que o maior desafio dos assistentes sociais diante do projeto ético-político é a garantia dos direitos sociais amparado na constituição frente a ao neoliberalismo, hoje em dia os diferentes governos seja ele de que esfera for federal, estadual, municipal se apropriam do valor criado pelos trabalhadores e redistribuem á população em forma de benefícios sociais, eles veem a distribuição desses míseros benefícios o seu próprio esforços como se ele fosse o único responsável, sendo que tudo deve-se ao esforço do trabalhador.o ato de devolverem ao trabalhador em forma de benefícios é simplesmente uma obrigação dos governantes como representantes do povo. Antes essas políticas eram usadas como estratégia para minimizar as marcas do capitalismo, atualmente só mudou a roupagem o conteúdo é o mesmo, e por essa razão não vemos resultados.
Cabe ao Estado o compromisso de promover a dignidade humana por meio de condutas significativas. Para tanto, é de extrema relevância a educação fundamental, a saúde básica, a assistência aos desamparados e o acesso à justiça. As contradições sociais existentes, as discriminações, as diversas formas de violência, a exclusão e a falta de acesso às oportunidades, ainda integram o contexto da sociedade brasileira.
Essa realidade aponta a necessidade de criar e recriar políticas sociais interventivas e capazes de propiciar e assegurar melhores condições de vida à população. Portanto o nosso olhar deve estar