Atuação da enzima catalase
As enzimas são proteínas que, atuam como catalisadoras na maioria das reações bioquímicas. Os catalisadores aceleram as reações químicas, até torná-las quase instantâneas, pois baixam a energia de ativação necessária para que a reação ocorra.
Medindo-se a velocidade da reação catalisada por uma enzima, determina-se sua concentração. Para isso, é necessário utilizar métodos analíticos que permitam medir a diminuição na concentração do substrato ou o aumento na concentração do produto da reação.
Diversos fatores podem influenciar na atividade enzimática, como a concentração do substrato, temperatura, pH, concentração de ativadores e inibidores, concentração do produto. Estas variáveis devem ser controladas. Às vezes, a presença de ativadores e inibidores em sistemas biológicos não pode ser detectada, e por isso não podem ser controlada. Em vista disso, a medida da atividade enzimática não corresponde respectivamente à concentração real da enzima. Deve-se manter a constante durante o experimento, a fim de se medir com precisão a velocidade de uma reação enzimática.
Enzimas são biocatalisadores utilizados em diferentes aplicações. Dentre os principais setores de aplicações estão os alimentos, papel e celulose, a produção de bicombustíveis, detergentes e as atividades que envolvem tratamento enzimático de produtos agrícolas. Já, para enzimas especiais tem aplicações em fármacos, reações para diagnostico alem de inúmeras linhas em pesquisa básica.
Uma das propriedades das enzimas, como catalisadores, é que elas não alteram o equilíbrio de uma reação. Em geral, uma enzima catalisa apenas um substrato, algo que é condicionado pela estrutura do centro ativo da enzima. Este possui uma geometria definida e determinadas características físico-químicas que condicionam o tipo de substrato que pode se ligar e sofrer alteração química no centro ativo.
A catalase é uma enzima constitutiva importante, que apresenta a função biológica de proteger as células