Atuação da engenharia civil frente às questões ambientais contemporâneas
ANTES
1. CONTEXTO DE SURGIMENTO DA PROFISSÃO.
O conceito de engenharia existe desde a antiguidade, a partir do momento em que o ser humano desenvolveu invenções fundamentais como a roda, a polia e a alavanca. Cada uma dessas invenções esta presente nos modernos conceitos de engenharia, sempre explorando os conceitos básicos dessas invenções para desenvolver ferramentas e soluções para desafios cotidianos.
O primeiro engenheiro construtor conhecido foi o egípcio Imotep. Como funcionário do faraó Djoser, Imotep provavelmente projetou e supervisionou a construção da Pirâmide de Djoser, por volta do ano 2630 a.C – 2611 a.C.
Os gregos antigos desenvolveram maquinas tanto no campo militar quanto no civil, como por exemplo, a máquina de Antikythera (o primeiro computador mecânico conhecido), além das inúmeras invenções mecânicas de Arquimedes. Grande parte dessas invenções foi utilizada pelos exércitos gregos, romanos e chineses, onde eram empregadas em primitivas peças de artilharia.
A engenharia moderna originou-se nos campos de batalha, primeiramente com o descobrimento da pólvora e depois o aperfeiçoamento da artilharia obrigou os povos a uma completa reestruturação nas obras de fortificação, que a partir do século XVII passaram a exigir profissionais habilitados para o planejamento e execução dessas mudanças.
Porém as construções medievais não proporcionaram uma boa defesa na era do canhão, sendo substituídas por muralhas com ângulos geometricamente panejados de forma que cada face fosse protegida. Com isso também surge a necessidade de realizar obras que fossem sólidas e ao mesmo tempo econômicas, como pontes, estradas, portos, inicialmente tudo com fins militares. Todo este contexto forçou o surgimento de Corpos Militares de Engenharia e levou a implantação do oficial engenheiro nos exércitos.
Atualmente o termo engenheiro civil designa a especialidade de engenharia de construção e foi utilizado pela primeira vez pelo inglês John