atuaçao pedagogica
INTRODUÇÃO
Inclusão social em todas as raças
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa na qual procuramos dialogar com o conhecimento da capoeira no sentido de propor estratégias de intervenção para o seu trato nas aulas de Educação Física nos primeiros anos de escolarização. Procuramos trabalhar, de maneira articulada, os elementos teóricos e práticos que compõem o universo desta manifestação cultural, os quais foram sistematizados na forma de sequenciador de aulas a partir de sete temáticas norteadoras: luta, localização geográfica, música, corpo, forma de organização social, fundamentos e capoeira e luta. Ao final, compreendemos algumas questões importantes no que se refere à metodologia empregada e ao entendimento do processo de desenvolvimento da criança. PALAVRAS-CHAVE: educação – educação física – capoeira – proposta pedagógica –trato com o conhecimento.
DESENVOLVIMENTO
Capoeira é ferramenta de educação na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro
Educar através da capoeira é a base do Projeto Capoeira Cidadã, realizado na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, e nos seus entornos. Destinado a crianças e adolescentes de quatro a 18 anos, o projeto foi criado pela Associação Civil Capoeira Cidadã e é apoiado pela indústria química e farmacêutica Merck desde 2008, quando inicialmente era realizado nas instalações do grêmio da empresa. As inscrições são gratuitas. Os interessados devem estar matriculados nas escolas públicas da região.
O Capoeira Cidadã já atendeu a mais de 500 alunos desde 2008, caracterizando-se como uma importante tecnologia social para a comunidade assistida. Prova disso é que, para este ano, a pedido da comunidade, estão abertas turmas dedicadas às crianças de quatro a seis anos. “A comunidade apontou essa necessidade e abraçamos a ideia, uma vez que o projeto visa a inclusão social em todas as idades“, observa Mestre Curumim, coordenador técnico da iniciativa.
As turmas