Atuaçao da hidroterapia em crianças portadoras de Sindrome de Down
Iara Cunha Silva¹, Dandara Peixoto Viveiros², Izolda Santos Matiello³, Jonh Hanslley Lima Duarte4, Ramili Ribeiro Correia5, Adriana Cavalcanti De Macedo Matos61Centro Universitário Uninovafapi, Teresina, Piauí;
2Centro Universitário Uninovafapi, Teresina, Piauí;
3Centro Universitário Uninovafapi, Teresina, Piauí;
4Centro Universitário Uninovafapi, Teresina, Piauí;
5Centro Universitário Uninovafapi, Teresina, Piauí;
6 Fisioterapeuta, Orientadora, Docente no Centro Universitário UNINOVAFAPI, Doutoranda em Biologia Molecular Aplicada a Saúde - ULBRA/RS, Teresina, Piauí;
E-mail: iara_cunha2013@outlook.comINTRODUÇÃO
A síndrome de Down (SD) ou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente. Geralmente a SD está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. O risco de ocorrência populacional situa-se de 1 para 700 nascimentos vivos, existe uma certa preponderância para o sexo masculino. Tal excesso de carga genética esta presente desde o desenvolvimento intra - uterino e caracterizará o individuo ao longo de sua vida, evidentemente divergindo de pessoa para pessoa.
OJETIVOS
O presente estudo objetiva mostrar a importância da fisioterapia aquática como um recurso que auxilia na reabilitação ou prevenção nas alterações funcionais. Utiliza os efeitos físicos, fisiológicos e cinesiológicos no corpo imerso em piscina aquecida.
MÉTODO
Para a realização dessa revisão, pesquisou-se artigos publicados no período de 2009 a 2013 indexados nas bases de dados Lilacs, Scielo e Google acadêmico. Em língua portuguesa, selecionando-se quatro estudos. Foram usados os seguintes descritores: Síndrome de Down, reabilitação motora, hidroterapia, crianças, fisioterapia, tratamento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Dos 5 artigos encontrados, 04 enquadraram-se nos