Atualmente a criança é vista como um ser socio cultural
Marilda Gomes Santana dos Santos
“Atualmente a criança é vista como um ser sócio cultural que deve ser respeitado e valorizado principalmente dentro de um âmbito escolar”
ANÁPOLIS
2012
FACULDADE FAESPE DE ANÁPOLIS
CURSO DE PEDAGOGIA
Marilda Gomes Santana dos Santos
TRABALHO DE PESQUISA BIBLIOGRAFICA ORIENTADA
A pesquisa apresentada a orientadora de PBO, Prof.ª .Silva Nunes do curso de Pedagogia da Faculdade FAESPE de Anápolis, demonstrar o cumprimento das atividades de Pesquisa bibliográfica orientada.
ANÁPOLIS
2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade expor a valorização da criança como um ser sócio-cultural no qual alguns séculos atrás a criança era vista como um instrumento de rejeição ou um ser particular, e por muito tempo a tratou como um adulto em miniatura. A Educação infantil sofreu grandes transformações nos últimos tempos. O processo de aquisição de uma nova identidade para as instituições que trabalham com crianças foi longo e difícil. Durante esse processo surge uma nova concepção de criança, totalmente diferente da visão tradicional. Se por séculos a criança era vista como um ser sem importância, quase invisível, hoje ela é considerada em todas as suas especificidades, com identidade pessoal e histórica. Essas mudanças originaram-se de novas exigências sociais e econômicas, conferindo à criança um papel de investimento futuro, esta passou a ser valorizada, portanto o seu atendimento teve que acompanhar os rumos da história. Sendo assim, a Educação Infantil de uma perspectiva assistencialista transforma-se em uma proposta pedagógica aliada ao cuidar, procurando atender a criança de forma integral, onde suas especificidades